quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Apresentação



O Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada foi fundado a 1 de Novembro de 1989, por um grupo de amigos empenhados em não deixar perder as tradições culturais desta localidade e zona abrangente. É membro efectivo da Federação do Folclore Português e do Inatel.

Já percorreu o país de norte a sul, Arquipélagos da Madeira e dos Açores, Espanha e França com actuações em Festivais Nacionais e Internacionais, em convívios da Rádio Renascença, Rádio Comercial, Antena 1, TVI e em festas e romarias.

As danças são simples mas harmoniosas à base de Viras, Modas de Roda, Valsa a Dois Passos, Contra-Dança e outras.

Os trajes remontam aos finais do século XIX e início do século XX, sendo cópias o mais fiéis possível extraídas de população mais idosa. Representam os trajes de trabalho como do cavador, ceifeiros, serrador, capataz, trabalhadores da eira, vindimeiros, moleiro, apanha do limo, lavadeira, feirante e os trajes de domingar, de dias de festa e romarias, da casal rico e de noivos.

Tocata - A tocata é composta por: ferrinhos, reco-reco artesanal, cana rachada, almude, pinhas, cavaquinhos, violas e acordeãos. Dela soam belas músicas que, com os cantares simples mas belos e melodiosos, se refletem nas lindas danças que recordam, com saudade, a salutar alegria dos tempos de outrora.